Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Aberto Processo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM / 2015

O Ministério da Educação - MEC, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), tornam público a abertura do processo de inscrição/seleção do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM / 2015.

A previsão é que neste ano o ENEM ultrapasse a casa dos 9 (nove) milhões de estudantes inscritos.

As inscrições serão recebidas pela internet, através do sítio: http://enem.inep.gov.br/participante, durante o período compreendido de 25 de maio de 2015 a 05 de junho de 2015. O valor de participação ao Exame é de R$ 63,00 (sessenta e três reais).

Os alunos da rede pública de ensino que estejam concluindo o Ensino Médio neste ano (2015), estão isentos do pagamento da taxa, sendo sua inscrição gratuita. Candidatos que declarem carência também serão isentos (ver regras e atributos de carência no Edital, no item 3.3).

O Inep poderá utilizar o e-mail e/ou número de celular cadastrados na inscrição para enviar aos INSCRITOS informações relativas ao ENEM. 


A seleção dos candidatos será feita através de: 01 (uma) redação em língua portuguesa e de 4 (quatro) provas objetivas (Ciências Humanas e suas Tecnologias / Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias) contendo cada uma 45 (quarenta e cinco) questões de múltipla escolha.

As provas acontecem nos dias 24 e 25 de Outubro de 2015, em diversas cidades pertencem a todos os Estados Brasileiros e no Distrito Federal (ver relação dos municípios no Edital, anexo III).

Os locais de provas serão informados no site: http://enem.inep.gov.br/participante, através de edital de convocação e cartão individual aos inscritos, sendo de responsabilidade do participante a verificação do local de provas.


Para que serve o ENEM:


A nota do Enem é utilizada como critério para ingresso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em 115 instituições públicas, e do Programa Universidade para Todos (ProUni). A participação na prova é ainda requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Apostilas e Concursos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo