Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

O que são os Editais de Abertura dos Concursos Públicos?

Após as fases de autorização e planejamento, o início de um Concurso Público se dá com a publicação do Edital de Abertura, este é o documento oficial da seleção, onde os interessados podem acompanhar todas as atividades e informações para participação no presente Concurso. No Edital as principais informações contidas são (cargos oferecidos, número de vagas, regras, prazos, requisitos, conteúdos programáticos e outros).

Sua publicação inicialmente é feita no Diário Oficial da União, do Estado ou do Município, de acordo o grau de abrangência, depois, o mesmo é divulgado na página do Concurso de responsabilidade da organizadora do certame.

O Edital costuma ser aberto ao público entre 60 (sessenta) a 90 (noventa) dias antes da data prevista da prova, prazo este apenas estimativo, podendo ser a maior ou menor. O período citado ainda é pequeno para a preparação adequada, assim, sugere-se que a preparação iniciei bem antes, a sugestão é que os candidatos tenham como base de estudos editais anteriores, e principalmente estudando as matérias básicas comuns ao Concurso que pretende realizar. Após a divulgação do Edital é focar no que se pede no conteúdo programático.

Enfim, a leitura do Edital precisa ser feita cuidadosamente e é imprescindível para quem pretende concorrer a alguma seleção, pois a falta de informações corretas e condições adequadas, podem levar o candidato a uma futura desqualificação por não se enquadrar no perfil exigido no Edital.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Apostilas e Concursos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo