Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

O que são Bancas Organizadoras? E quais as suas responsabilidades nos Concursos Públicos?

As Bancas Organizadoras são instituições / fundações, independentes ou vinculadas a universidades / organizações, contratadas pelos órgãos públicos para a execução de seus referidos Concursos Públicos.

Suas responsabilidades englobam praticamente todo o processo de realização da seleção, desde a divulgação do edital, comunicados, retificações, recebimentos de inscrições e taxas, elaboração e aplicação das provas, análise de questionamentos, logística, divulgação de resultados e ademais burocracias para o pleno desenvolvimento da organização do Concurso.

Em sua maioria são compostas por equipes especializadas em cada etapa do certame; e sendo constituídas por um corpo docente de professores capacitados, sendo próprios ou contratados, para a elaboração das avaliações e acompanhamentos de posteriores recursos.

Cada Banca possui endereço eletrônico próprio na internet (site), com página específica para cada concurso advento de sua responsabilidade.

Hoje no Brasil são inúmeras as bancas organizadoras, algumas com notoriedades nacionais/estaduais e outras menores que priorizam a realização de concursos nos municípios brasileiros.

É muito importante conhecer a banca organizadora do Concurso que pretender participar, pois cada uma delas possuem características próprias, o que pode fazer grande diferença no direcionamento dos Estudos.

Entre as principais bancas organizadoras de Concursos Públicos podemos citar a: Cespe/UnB, Cesgranrio, Esaf, Fundação Carlos Chagas, Fundação Getúlio Vargas e a Vunesp.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

  ©Apostilas e Concursos - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo